quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Shukokai

(修交会) É uma escola de caratê. Foi criada por Chojiro Tani. Não se pode dizer que se trata de um estilo próprio, porque seu criador não rompeu com seu estilo de origem, Shito-ryu, mas, por outro lado, visa continuá-lo, apenas formantando conforme sua visão.
--------------------------------------------------------------------------
Origem
O Shukokai foi fundado pelo Mestre Chojiro Tani em 1952, após a 2º Guerra Mundial. Tem a sua origem no ShitoRyu, e a Inglaterra foi a porta de entrada para a Europa em 1963.
Para chegar às origens do estilo Shukokai, deve-se recuar sessenta anos no tempo, situando-se na cidade de Kobe, Japão. O Sensei Chojiro Tani foi discípulo do Sensei Kenwa Mabuni no estilo por este fundado, o Shito Ryu. Depois fundou a sua escola à qual deu o nome de Shukokai, que significa "uma via para todos".
Com técnicas e movimentos muito idênticos ao caratê tradicional, onde se destaca a sua rapidez, o Shukokai tem como objectivo a aplicação no oponente com a máxima eficácia.
O estilo Shito-ryu combina o poder e a força do estilo de naha-te com a velocidade e a elegância do estilo de shuri-te.
Dos seus próprios alunos cedo se notabilizou o sensei Shigeru Kimura, que se radicou no ocidente(New Jersey – EUA) donde, ocupando o cargo de instrutor chefe mundial do Kimura Shukokai Internacional (K.S.I.), desenvolveu e divulgou a técnica do Shukokai de forma a aliar ao seu tradicional pendor atacante maior velocidade, mobilidade e impacto.

Em Portugal
O Shukokai em Portugal, está representada pela Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS), [1] sob a orientação do Sensei Marcelo Azevedo (7ºDan).
Em Portugal, a prática do carate só se pôde exandir após o 25 de Abril de 1974. Cinco anos volvidos, foi constituída a Associação Portuguesa de Karate Shukokai (A.P.K.S.). Impulsionada pelo sensei Marcelo Azevedo, (7º Dan), antigo aluno do sensei Shigeru Kimura em Moçambique, a A.P.K.S. faz parte da Federação Nacional de Karate de Portugal e tem registado um crescimento digno de nota ao longo dos anos. Com efeito, a A.P.K.S., organizou o seu primeiro mundial de Shukokai no Porto, logo em 1983.
Em 1993, organizou outro em Coimbra, onde Ricardo Teixeira se viria a sagrar o primeiro português campeão mundial da modalidade, com apenas 20 anos de idade. Mais tarde, aparece um outro carateca, Nuno Dias actualmente é o melhor carateca nacional e entre os melhores a nivel internacional com um palmarés invejável.
Actualmente a APKS, cerca de 2000 caratecas praticam o estilo Shukokai em 40 dojôs espalhados pelo continente e região autónoma da Madeira.É de referir a extrema importância do contributo dado pelo sensei Elmano Caleiro (7ºdan Hayashi Ha Kai) durante a década de 70 para o desenvolvimento deste estilo em Portugal. Tendo Sensei Marcelo Azevedo elevado a fasquia do shukokai em Portugal para niveis mundiais.
A APKS prepara a edição de 2010 do KSI Karate World Championships, em Lisboa. Pela primeira vez, o caratê aparece associado (a esta escala), a um conjunto de manifestações culturais, com parceria com entidades como a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, ao promover a edição da "Semana da Ásia | Miscigenações", com edição de concursos de Artes Plásticas sobre o tema do caratê, workshops sob aspectos da cultura oriental ( gravura japonesa, pintura, bonsai, etc. ) e de um Ciclo de Conferências sobre o tema.

0 comentários:

Postar um comentário