Historia do Karatê

O caratê / karatê (português brasileiro) ou karaté / caraté (português europeu) (em japonês 空手, karate, ou 空手道, karate-dō, "caminho da mão vazia"), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung fu da China meridional) e de métodos autóctones de lutas das ilhas Ryūkyū. O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka".
O caratê é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
Kihon: (基本, "fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos.
Kata: (型, "forma", "padrão") é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
Kumite: (組手, "encontro de mãos") é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História
Originalmente a palavra caratê era escrita com os ideogramas 空手 ("mãos vazias") se referindo à Dinastia Tang ou, por extensão, a mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta.
O caratê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Seus nativos chamam este estilo de Okinawa-te ("mão de Okinawa"). Os estilos de caratê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
Em [1820] Sokon Matsumura fundiu os três estilos e criou o estilo shorin (pronuncia japonesa para a palavra chinesa shaolin), que é também a pronúncia dos ideogramas 少林 ("pequeno" e "bosque"). O nome shorin foi dado posteriormente, por Choshin Chibana, ao estilo idealizado pelo mestre Mastumura. Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o caratê nas ilhas principais do arquipélago japonês.
O caratê de Funakoshi teve origem na versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi chamado por outros de shotokan por seu apelido shoto; o kanji kan (館) significa prédio ou construção, e portanto shotokan significa "Prédio de Shoto". O estilo shotokan foi popularizado no Japão e introduzido nas escolas secundárias antes da Segunda Guerra Mundial.
Como muitas das artes marciais praticadas no Japão, o caratê fez a sua transição para o karate-do no início do século XX. O do em karatê-do significa caminho, palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adotado na moderna cultura japonesa, o caratê está imbuído de certos elementos do zen budismo, sendo que a prática do caratê algumas vezes é chamada de "zen em movimento". As aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação. Também a repetição de movimentos, como a executada no kata, é consistente com a meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e velocidade, mesmo em condições adversas. A influência do zen nesta arte marcial depende muito da interpretação de cada instrutor.
A modernização e sistematização do caratê no Japão também incluiu a adoção do uniforme branco (quimono ou karategi) e de faixas coloridas indicadoras do estágio alcançado pelo aluno, ambos criados e popularizados por [Jigoro Kano], fundador do [judô]. Fotos de antigos praticantes de caratê de Okinawa mostram os mestres em roupas do dia-a-dia.
Durante a Segunda Guerra mundial, o caratê tornou-se popular na Coréia do Sul sob os nomes tangsudo ou kongsudo quando a pratica do taekwondo foi proibida pelos japoneses apos sua invasão.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Graduação
As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas, recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
Shodan ou Shoudan: significando que se havia adquirido o status de principiante.
Chudan ou Chuudan: significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
Jodan ou Joudan: a graduação mais alta. Significava o ingresso no Okuden (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).
Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkyo, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shihan, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular. A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ("classe") e Dan("grau") , foi criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo.
A graduação no Karaté é importante para indicar o nível de experiencia dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os caratecas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Na classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente. Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.


Abaixo as cores de graduação por estilo:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Goju-Ryu
Branco 9º kyu
Amarelo 8 kyu
Laranja 7º kyu
verde 6º kyu
azul 5º kyu
Vermelho 4º kyu
Castanho 3º kyu a 1º kyu
Preto 1º Dan a 10º dan ( 10º existe um no mundo inteiro e constitui a entidade máxima)


graduaçao utilizada na Federaçao nacional de Karaté - Portugal
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Goju-kai (linnhagem de Gogen Yamaguchi) (IKGA)
Branco 7º kyu
Amarelo 6 kyu
Laranja 5º kyu
Azul 4º kyu
Verde 3º kyu
Roxa 2º kyu
Marrom 1º kyu
Preto 1º Dan a 9º dan (o 10º Dan só é legado ao fundador)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Shotokan

Branca (7º Kyu)
Amarela (6º Kyu)
Vermelha (5º Kyu)
Laranja (4º Kyu)
Verde (3º Kyu)
Roxo (2º Kyu)
Marrom (1º Kyu)
Preta (1º a 10º Dan)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Shorin-Ryu
Branca (7º Kyu)
Vermelha (6º Kyu)
Laranja (5º Kyu)
Azul (4º Kyu)
Verde (3º Kyu)
Roxa (2º Kyu)
Marrom (1º Kyu)
Preta (1º a 5º Dan)
Vermelha numero 2 (9º e 10°)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uechi-Ryu
Branca (10º Kyu)
Azul Claro (9° Kyu)
Roxa (8° Kyu)
Vermelha (7° Kyu)
Amarela (6° Kyu)
Laranja (5° Kyu)
Verde (4° Kyu)
Azul Escuro (3° Kyu)
Marrom (2° Kyu)
Marrom (1° Kyu)
Preta (1° Dan)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estilos
No karatê há um grande número de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são Shotokan, a escola Shotokai, Shorin-ryu, Goju-ryu, Uechi Ryu , Wado-ryu e Shito-ryu.
 
Alguns estilos de karatê
 
Ansatsuken


Chito-ryu


Goju-ryu


Goju-ryu Seiwakai (não tem relação com o estilo dissidente da kyokushin)


Goju-ryu Hakkoku Shobukan


Goju-Ryu Seigokan ou Seigokai


Goju-Ryu Goju-Kai


Isshin-ryu


Kenyu Ryu


Kobayashi-ryu


Kyokushin Fundador: Mas Oyama


Kyokushinkaikan


Taiyokan


Toshinkai- Fundador: Kancho Yuji Shimizu, faixa preta 8ºdan/Japão


Kuei-Shin - Mestre em atividade: Ailton Bichara Grillo (estilo em extinção)


Matsubayashi-ryu


Matsumura Seito


Matsumura Motubu


Rengo-kai - Fundador: Mestre Luis Kuribara


Seido


Seiwakai - Fundador: o brasileiro Kancho Ademir da Costa


Shinkyokushin - Presidente da WKO (World Karate Organization) é Shihan Kenji Midori, aluno direto de Mas Oyama


Shorin-ryu - Fundador: Mestre Choshin Chibana


Shorinji


Shindo jinen-ryu


Shitoryu - Fundador: Mestre Kenwa Mabuni


Shobayashi


Shobu-ryu


Shorei-ryu


Shobukan - Fundador: Mestre Massanobu Shinjo


Shotokan - Fundador: Mestre Gichin Funakoshi


Shotokai - Linhagem de Shotokan desenvolvida por vários discípulos do Mestre Gichin Funakoshi, podendo-se destacar o Mestre [[Shigueru Egami


Senshinkai - Fundador: so-shihan Hiroaki Fuchigami


Shukokai


Shukokai


Uechi-ryu


Wado-ryu


Wado-kai


Jun wa-kan


KenkaRyu


Shidokan


Heik okai


Shinkyokushin


Deai osae


Kenshi kai


Bayakuren kaikan


Randori kai


Sekishinkan


Genseiryu


Bukeiko-Ryu


Bushido-Ryu