segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Isshin-ryu



Isshin-Ryu (一心 Isshin-ryu ? ) é um estilo de Okinawa karate fundada por Tatsuo Shimabuku (岛袋龙夫) e nomeada por ele em 15 de janeiro de 1956. Isshin-Ryu Karate é uma grande síntese de Shorin-Ryu Karate, Goju-Ryu Karate e Kobudo . O nome significa, literalmente, "um método de coração". A partir de 1989, existem 336 agências do Isshin-ryu por todo o mundo, a maioria dos quais estão concentrados nos Estados Unidos. [1] Após a morte de Shimabuku em 1975, muitas variações de Isshin-ryu foram formados.
----------------------------------------------------------------------
Kata 

O sistema se resume em seu kata , ou métodos de prática formal, e as técnicas específicas utilizadas para perfurar (punho vertical) e retroceder (tirando chutes). Em muitas das formas do sistema, kata dezesseis (oito mãos vazias, três bo , dois sai um bo-bo kata kumite, um bo sai kata kumite e um tuifa kata) são acordados como compor Isshin-ryu. Estes desenvolvimentos incluem Kata original do Mestre, e kata herdada do pai estilos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Seiunchin

Este kata foi trazido de Isshinryu de estudos Shimabuku com o Ryu Ryu Goju-fundador, Chojun Miyagi . É teorizado por pesquisadores que este kata é um original composto por Miyagi, baseado em suas experiências em Fuzhou, China.
O kata centra-se na "shiko-dachi" postura, uma postura de cavalo baixo. O kata é dividido em segmentos, cada um utilizando uma respiração específica e método de estiramento muscular. O kata não tem óbvias chutes, mas uma seção contém dicas de uma batida de joelho subindo. Este kata é freqüentemente estudada por sua luta bunkai .
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Naihanchi

Megami ("Deusa"), o símbolo do Isshin-Ryu.
Naihanchi trata de Isshin Ryu a partir de estudos com ambos Chotoku Kyan e Choki Motobu (um primo de Kyan). Também é considerado um dos grampos de Ryukyu Ti, e é predominante na maioria das formas de Karate. A versão Isshin Ryu é fortemente influenciado pelo kumite de Motobu, com excepção dos dedos dos pés voltados para dentro (Motobu preferiu a posição do cavalo-equitação com os dedos em uma posição neutra).
O kata é também conhecido pela sua utilização da expressão "Nami Gaeshi", o pontapé de ondas de retorno, o  pontapé tem muitos potenciais diferentes para a aplicação, incluindo a varredura ou redirecionar de um chute baixo, um pontapé no joelho ou no interior de um adversário de coxa, joelho, tíbia e tornozelo. Ele também tem o potencial de formação de circulação para o básico da soma seqüencial de movimento. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wansu
Também vindo de Kyan, Wanshu (também conhecido como Wansu) tem várias iterações na ilha de Ryukyu . História Popular tem o kata proveniente de um visitante político chinês que, durante a sua missão, ensinou seu método de combate em campo aberto.
versão Isshin Ryu este formulário é único pela sua inclusão de dois chutes laterais - Técnicas de visita no sistema anteriormente apenas no gráfico dois exercícios. dicas de pesquisa atual nesta mudança que está sendo feito por Tatsuo Shimabuku si mesmo.  
Para o conteúdo técnico, a forma tende a concentrar-se na evasão escorregamento e em estreita e redirecionamento do ataque. Ele também contém um único movimento, muitas vezes descrita como um bombeiro de levar tiro, ou de despejo. Devido a isso, o apelido de muitas escolas deste kata "forma prática de dumping". Além disso, Wansu é um dos dois kata em Isshin Ryu que usa o "zenkutsu dachi", uma longa, a posição angular Seisan tipo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Shinto
Tal como acontece com a maioria dos kata em Isshin Ryu, Chinto vem do ensino do Kyan. 
O kata difere das outras em que a sua embusen é uma linha colocada em um ângulo de 45 graus. O footwork é indicativo de um deslizar, desviar, e bater, o movimento do corpo relaxado. Alguns instrutores de karatê considerar as formas previamente aprendido do sistema, e Naihanchi Wansu, como formas de preparação e de formação básica, culminando na Chinto kata.

Kusanku
Dos oito kata desarmado em Isshin-Ryu, cinco provenientes do ensino de Chotoku Kyan . Kusanku é um desses.
Kusanku é muitas vezes referido como um kata "noite de combate", ou um formulário que ensina a lutar durante a noite. A pesquisa moderna não suporta esta teoria.  Na realidade, o kata é definida de tal forma a permitir o estudo contínuo do potencial de aplicação de luta em pé de base e feche marcante no início, agressiva e pró-ativa de técnicas mais perto do finais. 

Kusanku é o segundo de dois kata que contenham as zenkutsu-dachi em Isshin-Ryu.

Sunsu
Este kata foi desenvolvido pelo fundador do Isshin-Ryu, Tatsuo Shimabuku.  Ela incorpora vários movimentos de kata outros no currículo Isshin-Ryu, assim como de kata de outros instrutores, além de técnicas e conceitos Shimabuku favorecidas. Foi usado como um dojo kata e como um projeto pessoal do fundador, antes da fundação do Isshin Ryu, em 1956.
O Dai Nippon Butoku Kai reconheceu Sunsu como um kata de Okinawa. Isso representa uma aceitação do Isshin-Ryu como uma arte marcial moderna de Ryukyu.

Sanchin
Vindo de Miyagi Chojun , Sanchin tem suas origens no Ryu Ryu Goju-sistema. Junto com Seiunchin , este é um dos dois katas Goju-ryu no Isshin-Ryu. Anterior à instrução de Miyagi, o kata era praticado com as mãos abertas, gira, e métodos de respiração natural. Com a fundação de Goju-Ryu, essa forma foi praticado com os punhos fechados (um método mais tradicional de Okinawa), não se transforma, e uma inalação, controlado quase duro e exalação.
Elogiado principalmente por seus aspectos de treinamento físico, Sanchin também contém muitas técnicas aplicáveis marciais.
Shimabuku também pensou muito de forma, dizendo que uma vez ", Sanchin é para a saúde. Sem saúde, como pode alguém ter karate?

Bo Kata
Tokumine não Kun
Este bō formulário vem com o sistema de Isshin Ryu hora Shimabuku com Chotoku Kyan . Kyan é ter aprendido a forma quer de Tokumine si mesmo, ou a partir do senhorio Tokumine após o referido tinha passado. Shimabuku Tatsuo também comentou que este foi o seu kata preferido. 

Urashi não Kun
A forma Urashi Kun não foi ensinado a Shimabuku por seu instrutor Kobudo, Shinken Taira .  Taira é o fundador do Kobudo Ryūkyū Hozon Shinkokai,  , cujo objetivo é a preservação de formas de armas de Okinawa. 

Shishi não Kun
Shimabuku aprendeu esta forma de Shinken Taira, que aprendeu de Jinsei Kamiya.o kata se usa o bo de forma horizontal, diferente de outras tradições bastão.  

Sai Kata
Kusanku Sai
Este formulário é um produto da própria investigação do Shimabuku na arte do Kobudo , o macacão de armas estudos de Okinawa.
O kata foi construído como uma introdução à Sai prática, com os movimentos de armas de substituir os aplicativos da vazio-mão.

O formulário é ensinada de duas formas: ou sem pontapés.  

Chatan Yara não Sai
Chatan Yara é ensinado como o kata Sai em segundo lugar no sistema Isshin Ryu, provenientes instrução Shimabuku com Shinken Taira.
O formulário se concentra no desenvolvimento da "soma seqüencial de movimento", que é o termo científico para o corpo inteiro chicotadas movimento. Isto é exemplificado pela ênfase na greves chicotadas, que compõem a grande maioria dos movimentos ofensivos do formulário.

Kyan não Sai
Esta forma surge a partir de estudos Shimabuku Sai metodologia com Kyan, seu principal instrutor de karatê, ou foi, possivelmente, uma forma ensinada na sua totalidade. Shimabuku estava ensinando este kata em 1951, mas em 1958 ele havia caído em favor da Kusanku.  

Tonfa Kata
Hama Higa não Tuifa
Esta forma é a partir de estudos com Shimabuku Shinken Taira . É o único Tonfa kata no sistema Isshinryu. Shimabuku sempre referidas a arma como tuifa .  
O kata tem muitas semelhanças com o Uechi Ryu vazio-mão forma "Seisan", e na verdade, contém uma seção inteira da forma, apesar de realizados com armas na mão. Ele também tem várias posturas visto no kata de Kobudo outros, a postura mais notável sendo "Guindaste sobre uma rocha". Se isto é a partir do Kobudo enciclopédico de Taira, ou foi uma parte da Hama Higa, para começar não é historicamente verificável.
Algumas escolas Isshin-Ryu ensinar o kata em uma ordem diferente. No entanto, Shimabuku Tatsuo ensinou o kata na ordem acima.

0 comentários:

Postar um comentário