sexta-feira, 12 de março de 2010

Wado-Ryu

Wado-ryu (和道流) (também grafado Wadoryu ou Wado Ryu) é o estilo de Karaté fundado pelo mestre japonês Hironori Otsuka em 1934, misturando técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshi (considerado o pai do Karaté moderno e criador do estilo Shotokan).Wado significa, em tradução literal para o português, "caminho (do) da paz e harmonia (wa)". Em 1940, mestre Hironori Otsuka fundou a Wado-kai (kai organização), com o objetivo de consolidar as diretrizes e garantir a padronização das técnicas do Wado-ryu (ryuestilo).
O estilo Wado de Karate se diferencia dos demais pela utilização de técnicas de esquiva (sabaki e nagashi), projeção (muito comuns no Judo, no Aikido e no Jiu-Jitsu) e movimentação/troca de guarda (ten-i, ten-tai e ten-gui). Isso se deve ao fato de Mestre Otsuka ter se graduado em Judo e Kendo.
No Karate Wado, as técnicas de defesa (ukewaza) são fortemente baseadas na esquiva e na movimentação de quadril, em detrimento dos bloqueios simples feitos com os braços e as mãos. Já o ataque é lançado quase simultaneamente à defesa, visando aproveitar ao máximo a força usada pelo adversário na agressão.
Um dos princípios do Wado é obter o máximo de eficiência com o mínimo gasto de energia.
Outro diferencial marcante do Karate Wado é a prática do yakussoku kumitê (luta combinada): técnica de simulação exclusiva do estilo que permite aos lutadores o treino de situações de projeção, esquiva, imobilização, finalização, defesa, ataque e contra-ataque.
No Wado, a sequência de faixas é a seguinte: branca (Mukyu), amarela (8º kyu), laranja (7º kyu), bordô (6º kyu), azul (5º kyu), verde (4º kyu), roxa (3º kyu), marrom (2º kyu), marrom (1º kyu) e preto (1º Dan)(do principiante ao mais graduado).
Estima-se que o Karate Wado-Ryu tenha cerca de 600 mil praticantes em todo o mundo. A sede da Wado-kai está localizada em Tóquio, no Japão. A entidade já foi presidida por Ryutaro Hashimoto, ex-primeiro-ministro japonês e faixa preta de Wado Ryu .
O Karate-Do Kii-Kuu-Kai Wado-Ryu foi introduzido no Brasil pelos Mestres Susumu Suzuki e Mestre Takeo Kikutake em 1977.
O Mestre Suzuki, chegou em solo brasileiro em 1975 a convite da Wado-Kai do Brasil onde assumiu a Diretoria Técnica e a Coordenação Geral de Arbitragem dessa entidade.
Quando da sua estada no Japão, o Mestre Suzuki era estudante na Universidade Rissou, onde praticava Karate-Do Wado-Ryu com o Mestre Hironori Otsuka II, filho do fundador do estilo. Suas aulas eram também supervisionadas pelo Grande Mestre Hironori Otsuka (fundador do estilo).
Mestre Suzuki, além de ter sido um exímio competidor, sagrando-se campeão em diversos torneios no Japão, foi também Capitão da Equipe Japonesa de Karate. Com relação a sua evolução técnica, chegou a receber o título de Professor Internacional e Árbitro Japonês de Karatê (WUKO, hoje WKF).
Quando da visita do Presidente da WUKO, em 1976, ao Brasil, nomeou os três primeiros professores a representar essa entidade no Brasil e América do Sul: Mestre Susumu Suzuki (Wado-Ryu),Mestre Takeo Kikutake (Shotokan) e Kenichi Shioda (Shito Ryu). Nessa época, o Brasil era filiado à IAKF - "International Amateur Karate-Do Federation" com sede nos Estados Unidos. As regras de competições eram baseadas nesse sistema.
No Brasil, Mestre Susumu Suzuki esteve à frente da diretoria técnica da Wado-Kai do Brasil até 1976, quando, por motivos particulares se afastou dessa entidade e fundou junto com o Mestre Takeo Kikutake a KII-KUU-KAI (Escola do Karate e da Flor "Tatibana", signifcando Paz e Harmonia) com o propósito de resgatar um Karate Wado-Ryu autêntico aos moldes do que se treina na matriz, no Japão. Também, tinha o objetivo de exaltar em sua plenitude, o BUDÔ, transformando a Kii-Kuu-Kai em uma grande família.
O Mestre Susumu Suzuki elaborou um quadro técnico chamado "Kii-Kuu-Kai no Shiken" (Treinamento da Kii-Kuu-Kai ou Mãos e Pés da Kii-Kuu-Kai). Nesse quadro, introduziu uma série de treinamentos chamados de "Shadô", uma inovação a nível de Brasil e do Continente Americano, onde o praticante treina individualmente para Shiai e Jiyu-Kumite e o Yakusoku-Kumite, que seria a aplicação do Shadô em combate simulado, como é feito no Japão, que são técnicas avançadas, onde são utilizadas as esquivas do Jiu Jitsu. O Ohyio-Kumite, onde são levados em conta os treinamentos tradicionais, as técnicas do Shindo Yoshin Ryu Jiu Jitsu e as técnicas de Karate-Do como um todo, sem deixar de ser fiel ao quadro técnico de origem, treinando-se também: Kihon, Kata, Kihon-Kumite, Shiai e Jiyu-Kumite.
Mestre Sussumu Suzuki veio a falecer em hokaiddo no ano de 1996,onde recebeu a visita de seu grande amigo Mestre Takeo Kikutake antes de seu falecimento e foi condecorado com o 10 Dan (Póstumo) devido ao esforço e serviços prestado ao Karatê.
O Mestre Takeo Kikutake após os funerais do Mestre Sussumu Suzuki retorna do Japão onde treinou especialização no Estilo Wadô Ryu com o Mestre Eiitchi Erigoutch e no seu retorno volta a ministra aulas para um grupo seleto de alunos em sua Casa em Jaú no Interior de São Paulo dentre eles os senhores Dorival Rocha Lima 4 Dan e Paulo Daniel Vidal 3 Dan alunos do Grande Mestre que o acompanham ainda hoje,difundindo o verdadeiro Karatê Kii Kuu Kai Wadô Ryu.
A Kii-Kuu-Kai difundiu o Wado-ryu por todo território nacional e alguns países da América do Sul através dos Professores graduados por essa associação.

0 comentários:

Postar um comentário