A World Karate Federation (WKF) é a maior organização do esporte karate, e é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sendo responsável pela concorrência karate nos Jogos Olímpicos. A WKF desenvolveu regras comuns para todos os estilos. A WKF organizações nacionais em coordenação com os respectivos Comitês Nacionais Olímpicos .
Karate não tem 2012 Olympic status. Na 117 ª Sessão do COI (julho 2005), caratê recebeu mais de metade dos votos, mas não maioria de dois terços necessária para se tornar um oficial do esporte olímpico .
WKF competição de karatê tem duas disciplinas: kumite (luta) e formas ( kata ) Os concorrentes podem entrar como indivíduos ou como parte de uma equipe. Avaliação de kata e Kobudo é realizada por um painel de juízes, enquanto sparring é julgada por um árbitro de cabeça, geralmente com árbitros assistentes no lado da área de sparring. Sparring jogos são normalmente divididas por peso,idade, sexo e experiência.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pontuação:
Sambon: 3 pontos
Nihon: 2 pontos
Ipon: 1 ponto
A pontuação somente é dada quando o golpe for aplicado em uma área pontuavel de acordo com os critérios abaixo:
a) Boa forma
b) Atitude desportiva
c) Aplicação vigorosa
d) Alerta (ZANSHIN)
e) Boa oportunidade (TIMING)
f) Distância correcta
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sambon:
.Chutes Jodan
.Projecções ou varrimentos do oponente ao tapete seguindo-se uma técnica pontuável.
Nihon:
.Chutes Chudan
.Socos nas costas, incluindo a parte de trás da cabeça e pescoço.
Ippon:
.Chudan ou Jodan Tsuki
.Uchi
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Critérios para decisão:
O resultado do combate é determinado pela obtenção de uma clara vantagem de oito
pontos durante o tempo regulamentar, ou, no final do tempo regulamentar de combate, pela
obtenção de um maior número de pontos, pela obtenção de uma decisão (HANTEI)
favorável, ou ainda pela imposição de HANSOKU, SHIKKAKU, ou KIKEN a um
competidor.
1. Quando o combate terminar com igual pontuação, ou com a ausência de pontuação, o
Árbitro anunciará um empate (HIKIWAKE) e o início de um prolongamento
(ENCHO-SEN), se aplicável.
2. Nas provas individuais, se houver um empate, será feito um prolongamento que não
ultrapasse um minuto (ENCHO-SEN). O ENCHO-SEN é uma extenção do combate e
todos os avisos e penalizações dados durante a primeira parte do combate devem ser
tomados em consideração. O primeiro competidor que pontue é declarado vencedor. Se
nesse combate não houver lugar a pontuação, a decisão será tomada por votação do
Árbitro e dos 3 Juízes (HANTEI). É obrigatória uma decisão a favor de um dos
competidores e esta é tomada com base no seguinte:
a) A atitude, espírito de luta e a força demonstrada pelos competidores.
b) A superioridade táctica e técnica demonstradas.
c) Qual dos competidores iniciou a maioria das acções.
3. Nas provas por equipas, não há um prolongamento (ENCHO-SEN) dos combates
empatados, excepto na situação referida no parágrafo 5.
4. A equipa que ganha é aquela com mais vitórias. Se ambas as equipas obtiverem o
mesmo número de vitórias, a vencedora é a que obteve o maior número de pontos,
contando quer os combates ganhos quer os perdidos. A diferença máxima de pontos
registada num combate será de 8.
5. Se as duas equipas obtiverem o mesmo número de vitórias e de pontos, far-se-à um
combate suplementar. Se esse combate continuar empatado, proceder-se-à a um
prolongamento (ENCHO-SEN) que não deverá exceder um minuto. O primeiro
competidor que obtenha um ponto é declarado vencedor. Se nesse combate não houver
lugar a pontuação, a decisão será tomada por votação do Árbitro e dos três Juízes
(HANTEI).
6. Na competição por equipas, quando uma equipa vencer o número suficiente de
combates, ou marcar o número suficiente do pontos para ser declarada vencedora, então
o encontro deve ser considerado finalizado e não se farão mais combates.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gestos e sinais de bandeiras:
SHOMEN-NI-REI
O Árbitro extende os seus braços e
palmas para a frente.
OTAGAI-NI-REI
O Árbitro indica aos competidores que
devem saudar-se.
SHOBU HAJIME
“Começo do Combate”
Depois do anúncio, o Árbitro dá um
passo atrás.
YAME
“Parem”
YAME
“Parem”
Interrupção ou fim do combate. Ao fazer
o anúncio, o Árbitro faz um movimento
de corte em direcção ao chão com a mão.
TSUZUKETE HAJIME
“Continuação do Combate. Comecem”
TSUZUKETE HAJIME
“Continuação do Combate. Comecem”
Ao dizer “Tsuzukete”, e mantendo-se em
posição adiantada, o Árbitro estende os
braços ao nível dos ombros com as
palmas viradas para os competidores. Ao
dizer “Hajime” volta as palmas e juntaas
rapidamente ao mesmo tempo que dá
um passo para trás. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte:Regras wkf e Wipédia