segunda-feira, 17 de maio de 2010

Goju-Ryu


Goju-Ryu (剛柔流 gōjū ryū em japonês) é uma escola de karate originária de Okinawa.
É um estilo que mescla formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna (ou Higashionna), maior autoridade do Naha Te em Okinawa. Mestre Miyagi após passar 4 anos na China, seguindo os passos do seu mestre, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do YIN-YANG (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju-ryu - A Escola do Rígido e Flexível. GO = RÍGIDO; JU = FLEXÍVEL; RYU= ESTILO
Mas as bases desse estilo haviam sido estabelecidas pelo mestre Kanrio Higaonna quem passara mais de 10 anos na china, treinando como discípulo do mestre Ryu-Ryu-Ko e outros.
O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagónicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou calma, rapidez ou suavidade. Caracteriza-se por optar por posições altas, mas estáveis e poderosas, e um trabalho profundo de respiração. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluída e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave, desviando-se dos obstáculos, ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Kata
No Karate Goju-Ryu, dependendo da escola, temos diferentes Kata. Muitos mestres incluíram diferentes Kata básicos, mas os clássicos (marcados abaixo com um asterisco) são comuns a todas as escolas do estilo :
Sanchin
Guekisai dai ichi
Guekisai dai ni
Saifa
Seyunchin
Shisoochin
Sanseru
Seipai
Seisan
Kururunfa
Suparimpei
Tensho
Esta é a lista geral do Goju-ryu. Outros kata básicos podem existir de acordo com cada escola (Kai-Ha). Veja-se o caso da Seigokan (Kihon e Ukeno) ou da Shobukan que elaborou recentemente o Gekisai San mas que não faz parte da lista oficial; a Shoreikan tem mais Kata básicos (Guekisai dai san, Guekiha, Kakuha); outras escolas tem vários Kata básicos antes do Saifa ou antes mesmo dos Guekisai.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Síntese da escola Goju ryu:
.Busca do combate a curta distância,
.Movimentos curtos e circulares,
.Chutes baixos e varridos,
.Conciliação entre força, flexibilidade e respiração,
.Contracção muscular Go e Ju
.Respiração sonora (Ibuki)
.Administração do espaço de combate (maai).

1 comentários:

shaolin disse...

Olá. Eu geralmente não sou de propagandas, mas este é um de meus blogs favoritos em termos de conteúdo, e acho que aqui é o lugar certo.
Eu criei recentemente um fórum sobre artes marciais, na verdade, todas elas. Temos seções de filosofia, video-aulas, dicas, tutoriais, downloads, segredos, e muita amizade.
Esperamos um dia nos tornar uma das maiores comunidades de artes marciais do Brasil!

Se registrem, precisamos de vocês ;)

http://caminhododragao.forumeiros.com

Postar um comentário